. . . . .
.
Av. Mauro Ramos, nº 275 - Centro - Florianópolis/SC, Fone (048) 3251-1800, E-mail - dg@iee.sed.sc.gov.br
.
Principal arrow A Escola arrow Magistério
Magistério - Educação Infantil e Séries Iniciais
Escrito por Prof. José Sérgio dos Santos   

A partir da 3ª Série: 2 anos (Para  alunos egressos do 2º e 3º  ano do Ensino Médio)

A partir da 4ª Série: 1 anos (Para  alunos egressos do  3º  ano do Curso do Magistério)

Período: Noturno 



 
  • Objetivo do Curso

Formar o profissional de Educação infantil e de Séries Inicias (1ª a 4ª série) do Ensino Fundamental, capaz de integrar conhecimentos filosófico e técnico-científico da área pedagógica aos sabres e valores éticos, sociais e culturais historicamente contextualizados, buscando mudanças no ensino e na sociedade.





  • Missão

Produção e socialização do conhecimento em ações de Ensino, pesquisa, formando o profissional da educação, com competência ético-científica e tecnológica, para que a docência seja referencial da prática pedagógica.



 

  • Histórico do Curso

O IEE - Instituto Estadual de Educação, localizado hoje, na Avenida Mauro Ramos, nº 275, centro, na cidade de Florianópolis denominava-se inicialmente como Escola Normal Catarinense, estabelecida pelo Decreto nº 155 de 10 de junho de 1892, promulgado pelo então Governador Provisório Tenente Manoel Joaquim Machado, tinha por objetivo primeiro, ministrar a instrução teórica e prática aqueles que quisessem seguir a carreira do Magistério e hoje faz parte da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.




 

  • Visão do Curso

Ser um curso referência no IEE, tendo como diferencial a formação de profissionais, que no exercício da docência, tenham como diretrizes a postura crítica em relação a si, o outro e ao mundo; visando o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem realmente comprometido com as demandas da Educação Infantil  e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.



 

  • Grade Curricular

As concepções filosóficas metodológicas apropriadas  para composição da grade curricular do curso, partem dos pressupostos conceituais da Proposta Curricular de Santa Catarina de 1998 e 2005, constantes nos cadernos de Disciplinas Curriculares, de Formação Docente para a Educação Infantil e Séries Iniciais, Temas Multidisciplinares e Estudos Temáticos.

 

 

  • Estágios    

Além das aulas regulamentares presenciais, os alunos do Curso farão estágios de observação e práticos durante e no final do Curso, respectivamente em horário extraclasse.

 



 

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
 
Professores de educação infantil  são mestres e amigos dos pequeninos. Trabalham com crianças de três meses a seis anos e, muito mais do que apenas zelar por seu bem-estar, cuidam desses bebês em todos os níveis de sua dependência, atendendo às suas necessidades físicas, psíquicas, intelectuais e emocionais. Enquanto a criança estiver sob seus cuidados, eles têm que fornecer os meios para que ela se desenvolva e sinta-se segura e confortável.
 
 
 
 
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENAL
 
Professores do ensino fundamental  são profissionais responsáveis por transmitir a crianças de 6 a 10 anos informações sobre vários campos do conhecimento, que formam o currículo escolar estabelecido pelo Ministério da Educação, desde a classe de alfabetização. Procuram proporcionar ao aluno um ensino dinâmico e criativo, que o estimule a aprender, raciocinar e criar, adequando os ensinamentos a cada faixa etária nas séries iniciais de 1ª a 4ª série. Ao mesmo tempo que alfabetizam, professores ensinam e também formam aspecto de hábitos e atitudes, transmitindo lições de disciplina, solidariedade, respeito ao próximo e consciência de cidadania.
 
.